Gastronomia

Chef Murakami faz aula-show em São Luís na inauguração de novo ateliê gastronômico

Ex-chef do Kinoshita vai cozinhar como convidado em festival de comida japonesa no Spazio Cohama

Murakami com o chef Luciano Rosa, idealizador do Ateliê Don’Anna

Na semana em que se comemora 110 anos de imigração japonesa, o Grupo Mateus traz o internacional chef Tsuyoshi Murakami para uma exclusiva aula-show na inauguração do Ateliê Don’Anna, um espaço equipado com o que há de mais moderno na culinária e preparado para receber os melhores chefs e cursos do mais alto nível.

O novo espaço vai funcionar no Spazio Mateus da Cohama e é uma concepção do chef Luciano Rosa, que pretende trazer grandes nomes da culinária nacional e internacional. “As pessoas, de uma forma geral, estão descobrindo ou redescobrindo o prazer de estarem na cozinha, preparando pratos com mais personalidade e nesse espaço iremos proporcionar cursos e todas as possiblidades da arte de cozinhar”, defende o chef executivo do Grupo Mateus.

Em sua primeira visita ao Maranhão, o chef Murakami vai realizar uma conexão entre as culinárias do Japão e Maranhão. A Fusion Food, defendida pelo chef japonês, é resultado da globalização, da troca de experiências entre as culturas e com isso cria pratos intrigantes, criativos e extravagantes.

 Tsuyoshi Murakami

Murakami já foi o mais carioca dos japoneses. Nascido em Hakodate, na ilha de Hokkaido, no norte do arquipélago do Japão, veio com três anos para o Rio de Janeiro. Voltou ao Japão para estudar e trabalhar. Passou pelas cozinhas de grandes chefs em Tóquio, Nova York e Barcelona.

Voltou ao Brasil e dessa vez escolheu São Paulo como destino. O pai o encaminhou para trabalhar com o amigo Toshio Kinoshita, que tinha um restaurante na Liberdade com seu nome. As ideias, as novidades trazidas dos outros cantos do mundo e os pratos elaborados chamaram a atenção de Marcelo Fernandes, importante empresário da gastronomia e ex-sócio do chef brasileiro do momento, Alex Atala, no badalado D.O.M.

Quando Toshio, depois de 30 anos de restaurante, precisou entregar o prédio da Liberdade, Marcelo não perdeu tempo e convidou Murakami para abrir sua própria casa. E assim nasceu, em 2008, o restaurante Kinoshita – em homenagem ao sogro – que se tornaria o mais badalado restaurante japonês da América Latina. A proposta moderna, no elegante bairro Vila Nova Conceição, permitiu a Murakami realizar seu grande sonho de fazer a kappo cuisine, vertente sofisticada da gastronomia japonesa.

Em 2017, Tsuyoshi Murakami deixou o balcão e a sociedade do restaurante e agora tem andado por cozinhas como convidado em noites especiais e participando de eventos em restaurantes.

Luciano Rosa

Chefe Luciano no Ateliê Don’Anna

Natural de Ourinhos, interior de São Paulo, o Chef Executivo do Spazzio tomou gosto pela culinária ainda na infância, ao ajudar a  mãe nas tarefas domésticas. Profissional dedicado, Luciano fez especialização em Gelateria e Comida Francesa na Europa. Por 11 anos, ocupou o posto de Chef Executivo na Unilever, gigante da indústria alimentícia. Em 2001, Luciano representou o Brasil na Copa Mundial de Gastronomia, na Espanha, ficando em 2º lugar na competição.

Participou da montagem do cardápio dos Papas João Paulo II e Bento XVI, durante as visitas dos pontífices ao Brasil. No Maranhão há 5 anos, Luciano Rosa é responsável por toda a área gastronômica do Grupo Mateus. Em 2017, representou o Maranhão em um dos eventos internacionais mais importantes do segmento, o Encontro Mundial de Chefs.

Dona Ana Mateus Rodrigues e Ilson Mateus

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados