Angiologista: o especialista que você precisa conhecer

Dia após dia, o angiologista e cirurgião vascular, Rafael Dias Vieira, do Hapvida Saúde, percebe que mais pessoas têm...

Dr. Rafael Dias Vieira, angiologista e cirurgião vascular. (Foto: Divulgação)

Dia após dia, o angiologista e cirurgião vascular, Rafael Dias Vieira, do Hapvida Saúde, percebe que mais pessoas têm buscado orientações no consultório sobre doenças vasculares. E não são apenas pacientes que já têm queixas, como varizes, microvarizes e vasinhos no corpo, embora essas sejam as motivações mais comuns sim, especialmente entre as mulheres, que vêm a saúde e a estética serem afetadas por esses problemas. O angiologista é o médico especialista no sistema circulatório, que é formado por vasos sanguíneos (veias e artérias) e vasos linfáticos. Esse profissional tem a responsabilidade de estudar e diagnosticar as doenças vasculares que possuem tratamento clínico, ou seja, sem cirurgias e o cirurgião vascular corrige as doenças por meio cirúrgico. A especialidade do angiologista é tratar as doenças circulatórias na fase inicial e, também, realizar a prevenção delas, orientando a medicação, os cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis.

Além disso, a angiologia também pode diagnosticar doenças como o AVC – acidente vascular cerebral, trombose venosa, aneurismas, pé diabético, lesões das artérias carótidas, síndrome de Raynaud, arteriosclerose, fístulas arteriovenosas, neuropatia diabética, entre outras. Quando a doença já está em um estágio avançado ou o quadro se agrava, o angiologista avalia o caso e orienta a ação junto ao cirurgião vascular. A prevenção é sempre o melhor caminho, uma vez que as doenças dos vasos sanguíneos e linfáticos são quase sempre silenciosas e os sintomas só aparecem quando estão em estágios mais avançados.
VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados