ENERGIA

Aneel aprova leilão de linhas de transmissão no Maranhão e mais 15 estados

Está programado para o dia 28 de junho, na sede da B3, antiga BM&FBovespa, em São Paulo, o leilão...

Está programado para o dia 28 de junho, na sede da B3, antiga BM&FBovespa, em São Paulo, o leilão de concessão para construção, operação e manutenção de mais de 2,6 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica. Em edital aprovado nesta terça-feira (15), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevê um investimento de cerca de R$ 6 bilhões.

O leilão será dividido em 20 lotes e as linhas licitadas percorrem o Maranhão e outros 15 estados, entre eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Confira aqui os lotes que serão licitados.

As instalações que deverão gerar, segundo a Aneel, mais de 13 mil empregos diretos estão previstas para entrar em operação comercial no prazo de 36 a 63 meses, a partir da data de assinatura dos contratos de concessão.

Além das linhas de transmissão, o leilão contará com 12,2 mil megavolt-amperes (MVA) de capacidade de transformação em subestações. No Maranhão, o investimento estimado é de mais de R$ 117 milhões.

O edital aprovado apresenta quatro lotes a menos que a proposta que entrou em debate em audiência pública realizada de 15 de março a 13 de abril deste ano. A Aneel decidiu que linhas que cortam os estados do Amazonas, Rondônia e Pará ficariam de fora do certame, por se tratarem de obras que estão em um iminente processo de privatização ou licitação da concessão.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados