Nutrição por Renara Leite

Adianta comer o mundo hoje e passar fome amanhã? NÃO!

A renomada nutricionista Renara Leite sabe muito bem disso. Pensando nisso, dará dicas preciosas de como manter hábitos saudáveis

Assim como a vida é, a nossa fisiologia é como um livro: virou a noite, virou a página, já era! Não podemos consertar o que foi feito ontem.

Mas existe uma alternativa para manter o equilíbrio: você já ouviu falar sobre Estratégia Flexível?

É uma estratégia dietética onde, quando fizer sentido, você poderá fazer substituições de alimentos levando em consideração apenas as calorias do dia, não necessariamente a funcionalidade, que são duas coisas bem diferentes, o que te faz engordar ou emagrecer é tão somente o balanço energético da dieta, a relação consumo/gasto de kcal.

Portanto, se independente da qualidade do alimento escolhido você conseguir manter o consumo de kcal pontualmente, você manterá o objetivo de emagrecer (o impacto disso na saúde são outros quinhentos).

Por exemplo: uma dieta de 1800kcal/dia divididas em 3 refeições, cada uma com 600kcal. Você poderá em um determinado dia comer 300kcal na primeira refeição, 300kcal não segunda refeição e 1200kcal na última refeição (que daí já cabe um risoto/hambúrguer/pizza com bolo de sobremesa). Dessa forma você mantém a mesma quantidade de kcal e o objetivo da dieta, podendo encaixar quando fizer sentido, algum alimento com um volume calórico maior.

Essas estratégias devem ser usadas pontualmente, pois desconsideram a funcionalidade da dieta. E muito mais que te fazer emagrecer, sua dieta deve te trazer mais saúde e qualidade de vida. Contudo ter qualidade de vida significa equilibrar os momentos de disciplina e diversão.

Lembre-se: peça orientação para o seu nutricionista!

A bela nutricionista, Renara Leite

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados