27 botonistas disputam o II Torneio de Futebol de Mesa de São Luís

Futebol de mesa, futebol de botão ou futmesa. O jogo pode até parecer brincadeira de criança, mas para 27...

Futebol de mesa, futebol de botão ou futmesa. O jogo pode até parecer brincadeira de criança, mas para 27 competidores maranhenses o assunto é bem sério. Os atletas estão inscritos no II Torneio de Futebol de Mesa de São Luís, que acontece neste sábado, a partir das 14h, no Rio Anil Shopping.

Organizado pela Liga Maranhense de Futebol de Mesa (LMFM), a competição usará a regra de 12 toques, com dois tempos de 15 minutos cada. Os favoritos ao título são os botonistas Luiz Miguel, Paulo Leão, Dryelson Silva, Nilson Carlos e Otávio Matos.

O Jogo

No futebol de botão, cada equipe é composta de 11 peças – discos semelhantes a botões com diâmetro máximo de 60 mm e mínimo de 35 mm, e sua altura máxima é de 8mm. Um destes 11 botões será o goleiro.

Assim como uma equipe de futebol de campo, as peças “jogadores” devem obrigatoriamente ter numeração e distintivo que possa identificá-los. Caso todos os botões de cada time sejam da mesma cor, o distintivo ou marca é indispensável.

Pelas regras, estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 12 toques, sendo que, se até o 12º toque não houver chute a gol, será punido com tiro livre indireto cobrado do local onde a bola estiver estacionada.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados